quinta-feira, 7 de março de 2013

CAFÉ TACVBA - TOP 15 AFET¡VO




A espera acabou. Café Tacvba está entre nós

Os mexicanos se apresentaram em São Paulo na última terça-feira e hoje se preparam para despejar seus incontáveis hits no lendário Circo Voador, situado na Lapa, Rio de Janeiro -  aka cidade maravilhosamente afortunada por recebê-los pela primeira vez.

E para celebrar o momento histórico, CAMB¡resolveu escolher 15 temazos de diversas fases da exitosa carreira dos Tacvbos. Apenas um aperitivo para o show de logo mais à noite. Que tal? =)

Não há pretensão aqui de se fazer um ranking no estilo lo mejor de. No máximo, podemos chamá-lo de um Top 15 afetivo das músicas que mais ouvi da banda desde que a conheci, há mais ou menos... 15 anos. Sacô? ;)

Ouçam, divirtam-se, discordem, façam sua própria lista e nos vemos todos no Circo para cantarmos juntos, abraçados e borrachos madrugada adentro alguns dos grandes hinos do rock latino nos últimos 20 anos.


Pra começar, uma faixa roqueira do álbum Cuatro Caminos (2003), o quinto da banda.

15 - Que pasará (Cuatro Caminos):




Esta é do disco Revés/Yo Soy, premiado em 1999 como melhor álbum de rock pelo Grammy Latino. A hipnótica levada de piano é um dos pontos altos deste musicão.

14 - La locomotora (Revés/Yo Soy):



A lista bem que poderia ser um Top 35, só para poder agregar todas as 20 do clássico segundo álbum Re (1994). É simplesmente perfeito.

13 - Las flores (Re):



Do terceiro disco de los Cafeta, Avalancha de Éxitos (1996), só de covers - na verdade, releituras - de artistas hispanohablantes. Neste caso, pegaram um açucarado tecno-pop espanhol dos anos 80 (da banda Olé Olé) e o transformaram em uma espécie de heavy metal acústico insano. Uma das primeiras músicas que ouvi da banda.

12 - No controles (Avalancha de Éxitos):



A letra já começa com um irresistível convite/ordem: Toma tus cosas y vámonos ya. O embarque é imediato. Aproveite. O tempo é curto. São apenas 4:04 de deliciosa viagem sonora. É das mais bonitas de los Cafeta, do disco Sino (2007), o sexto deles.

11 - Vámonos (Sino):



A primeira música que logo me chamou a atenção ao ouvir o novo trabalho, El Objeto Antes Llamado Disco (2012). Ótimo synthpop, altamente bailable, e com belíssimo vídeo filmado no Peru.

10 - Olita del altamar (El Objeto Antes Llamado Disco):



Aqui los Tacvbos estão mais selvagens do que nunca. Tema clássico do primeiro disco homônimo, de 1992.

09 - Rarotonga (Café Tacvba):



Mais uma do disco de versões Avalancha de Éxitos. No início, a métrica vocal de Rubén Albarrán não se encaixa com a batida e tudo parece confuso, estranho... e essa é a intenção. Mas logo entra uma sinuosa e envolvente linha de baixo e quando você se dá conta... já está bailando tibiritabara.

08 - Chilanga banda (Avalancha de Éxitos):



Outra pequena amostra da versatilidade dos mexicanos neste maravilhoso tema de fossa, que faria de Lupicínio Rodrigues um fã imediato e incondicional da banda: están todas las paredes llenas con pedazos de mi piel...

07 - Desperté (Cuatro Caminos):



Provavelmente a canción mais roquenrrrol - na acepção da palavra - já gravada pelos mexicanos. As guitarras predominam. É simples, urgente e muy eficiente. O refrão? Uma onomatopéia gritada em coro, claro. Eo,eo,eo,eo,eo... 

06 - La pinta (Re):



Seguindo no rrrrock, mais uma canción urgente no melhor estilo Tacvba de compôr.

05 - Cierto o falso (Sino):



Esta não poderia faltar. Albarrán se esforça pra nos convencer de que não quer sua ex-amada de volta e a gente finge que acredita. Mais um hit sensacional desta inclassificável banda.

04 - Ingrata (Re):




Sim, os Tacvbos são densos, melancólicos, ácidos, mas também são - e como! -  românticos. A baladinha sessentista do cantor argentino Leo Dan é transformada aqui em um delicioso skazinho com altíssimos níveis de glicose. Inolvidável.

03 - Como te extraño (Avalancha de Éxitos):




No me hubieras dejado esa noche, porque esa misma noche encontré un amor...

02 - Esa noche (Re):



E pra fechar: La vida es un gran baile y el mundo es un salón...

01 - El baile y el salón (Re):


Nenhum comentário:

Postar um comentário