sexta-feira, 15 de março de 2013

ESPEC¡AL V¡VE LAT¡NO - 13 BANDAS QUE MERECEM A SUA ATENÇÃO



Por @cambio_losanoff

Começa nesta sexta-feira a 14ª edição do Festival Iberoamericano de Cultura Musical Vive Latino, realizado na Cidade do México desde 1998, no espaço de eventos conhecido como Foro Sol.

O VL é considerado um dos maiores festivais de rock da América Latina, tendo recebido em sua história grandes nomes da música no continente, como Café Tacvba, Los Fabulosos Cadillacs, Charly García, Aterciopelados, Molotov entre outros.

Para esta edição foram confirmadas 126 bandas de vários países (infelizmente nenhuma do Brasil), apresentando-se entre os dias 15 e 17 de março em 4 palcos diferentes. Na verdade são 125, após o anúncio oficial de que o cantor britânico Morrissey havia cancelado sua participação por motivo de saúde.

E entre as diversas atrações do lineup (encabeçado por Blur, Yeah Yeah Yeahs e a volta dos Cadillacs), CAMB¡O destaca 13 bandas que merecem atenção especial no festival. 

Mas antes, não custa lembrar que o Vive Latino será transmitido ao vivo, podendo ser acompanhado AQUI , AQUI ou AQUI. Ou também buscando as hashtags #ViveCocaTV e #OperacionVL no twitter. 

Nos 3 dias de festival, o primeiro show começa sempre às 17:00 (horário de Brasília).

Agora sim, as bandas:


** 15 / 03 **


1- PEGASVS

Mesmo com o cancelamento de Moz, o primeiro dia do Vive Latino está garantido. A elogiada dupla hispano-argentina Pegasvs se apresenta às 14:20 (17:20 de Brasília) no Escenário Unión Indio e promete.



2- JUAN CIREROL

O bardo mexicano vem ao VL trazendo nas costas (além de seu violão) o belíssimo disco novo Haciendo Leña. Supracitado no Blog e bastante tocado na versão webradio do CAMB¡O, Cirerol já foi visto ao vivo por este que vos tecla em outro festival e as chances deste ser um dos grandes shows do dia 15 são enormes.




3- FRANÇOIS PEGLAU

O cantautor peruano é ex-integrante da clássica banda de rock Los Fucking Sombreros e vem construindo uma consistente carreira solo desde então.




4- LOS ROMÁNTICOS DE ZACATECAS

Banda de rock mexicana totalmente inserida no que se habituou chamar de 'rock anos 00'. Sem grandes pretensões estéticas ou floreios, vai direto ao ponto: canções em sua maioria curtas, urgentes e muito bem realizadas.




** 16 / 03 **

5- KCHIPORROS

Representando o Paraguai no festival, a banda de Asunción abrirá o palco chamado Escenario Indio, no sábado, segundo dia de Vive Latino. O som é uma excelente mistura de cumbia com ska, reggae, ragga, fanfarra e o escambau. Kchiporros está lançando seu novo disco Sr. Pombero e é bastante aguardado ao vivo - pelo menos aqui no CAMB¡O.



6- FRANNY GLASS

Projeto solo do cantautor uruguaio Gonzalo Deniz (que mantém ainda a ótima banda Mersey) é calcado no folk de viés mais contemplativo e necessita o mínimo de atenção do espectador Algo que em um festival grande e com atrações simultâneas como o Vive Latino pode vir a se tornar tarefa difícil. Mas os que se dispuserem a conhecê-lo certamente não irão se arrepender. Gonzalo é craque.



7- DORIAN

Do folk uruguaio para o electropop espanhol. Dorian estourou em 2007 com o mega hit Cualquier otra parte e desde então vem se consolidando no cenário independente nacional. A banda catalã acaba de lançar seu novo álbum, La Velocidad del Vacío, e deve fazer os mexicanos bailaren muito na noite de sábado.



8- CARLA MORRISON

Rivalizando com a banda espanhola, no mesmo horário, estará a cantante mexicana responsável por um dos discos mais aclamados do ano passado, Déjenme Llorar, que marcou presença na maioria das listas de "melhores de 2012" dos sites e blogs especializados. Carlita tem voz doce, letras românticas e sofridas e sua música é um folk-pop sensível. Momento triste-fofinho do VL pintando. <3






** 17 / 03 **


9- BOMBA ESTÉREO

Banda colombiana acostumada a fazer shows memoráveis (inclusive no Brasil, onde já esteve mais de uma vez) deve obrigar quem estiver no Escenario Indio a chacoalhar muito ao som da infalível cumbia sicodelica. Li Saumet é muito boa de palco e esbanja carisma com seu caribbean power.



10- MONSIEUR PERINÉ

Mais uma banda colombiana que já esteve no Brasil e também neste Blog. O estilo aqui, segundo os próprios músicos, é swing gitano (suíngue cigano), uma mescla de salsa, cumbia, bolero, rumba, jazz e bossa nova. E a exemplo do que aconteceu com a mexicana Carla Morrison, Monsieur Periné viu o seu álbum Hecho a Mano (2012) ser incensado por diversos veículos, dentro e fora de seu país - e com razão. É um discaço. E quem já os assistiu ao vivo garante: é um showzaço.



11- GEPE

O chileno se rendeu de vez ao pop no seu mais recente disco (GP - 2012) e o fez com maestria. Compôs um punhado de temazos que agora poderá testar com o público do Vive Latino e saber o quanto eles funcionam em um festival deste porte. Eu arrisco dizer que Gepe será muitíssimo bem sucedido em seu intento.



12- EL MATÓ A UN POLICÍA MOTORIZADO

Sim, os sócios de carteirinha do CAMB¡O não poderiam faltar. Parece a minha lista de melhores de 2012 mas é apenas o ótimo cartel do Vive Latino, que acerta em cheio ao trazer esta grande banda. Os argentinos tocam domingo, às 21:25 (00:25 de Brasília), levando todo o seu magnetismo para o palco Carpa Danup. E na mesma hora que o El Mató, apresentam-se os norte-americanos Silversun Pickups e também - maldade! - os compatriotas Los Fabulosos Cadillacs, que naturalmente vão atrair com justiça todos os holofotes para si. A concorrência é desleal, mas se ali estivesse, não pensaria duas vezes qual banda prestigiaria: El Mató na cabeça, claro. E os que estiverem lá dando essa moral para os platenses certamente não se arrependerão pela escolha que fizeram.



13- EL CUARTETO DE NOS

A veterana banda uruguaia será uma das últimas a tocar no festival. A julgar pelos discos, que são magníficos (sobretudo os três últimos), e pela competência do Cuarteto no palco, a escolha de pôr a banda para praticamente encerrar o VL não poderia ser mais coerente e significativa.



*** OUTROS ***

15 / 03


16 / 03


17 / 03



Nenhum comentário:

Postar um comentário