segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

LOS BUNKERS À LA CYND¡ LAUPER





Por @cambio_losanoff

Nesta segunda-feira chuvosa (ao menos aqui no Rio de Janeiro, de onde escrevo), a banda de rock chilena Los Bunkers resolveu soltar um adelanto do seu próximo disco (o sucessor de Música Libre, de 2010), ainda sem nome. 

A julgar por este primeiro single, bailando solo, podemos esperar dos cinco músicos de Concepción (mas radicados no México desde 2008) um disco com predominância do rock mais dançante e eletrônico, algo que eles já haviam arriscado no trabalho anterior em um ou dois temas. 

Ou não. 

Pode ser apenas uma faixa solta em meio a outras rocanroleras; uma banda veterana explorando novos caminhos, pra não se sentir repetitiva e desatualizada, mas sem abandonar suas raízes. 

Ouvindo atentamente a discografia dos beatles chilenos (como os fãs mais ardorosos - e exagerados, claro - costumam alcunhá-los), nota-se que essa preocupação não é tão nova - e, na minha opinião, muito bem-vinda.

A base do som da banda de seus quase 15 anos de carreira é logicamente o rock inglês dos Fab Four, The Kinks, Who etc, passando pelos contemporâneos Oasis e pelos heróis locais Los Tres (também de Concepción).

Voltando a bailando solo, já nos primeiros segundos a guitarrinha nos leva curiosamente direto a girls just wanna have fun, da Cyndi Lauper. Mas aos poucos também podemos estabelecer pontes com os conterrâneos - e clássicos - Los Prisioneros (1982-1991), Teleradio Donoso (2005-2009), e até com os escoceses Franz Ferdinand e toda aquela onda dance-rock-revival que tomou o mundo de assalto na década passada.

Nada de novo. Não importa. Vai ferver nas boates de Santiago. E você pode fazer o mesmo daí, de onde estiver agora, ainda que bailando solo... é só dar play. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário